A simplicidade do CS 1.6 ainda faz diferença
Nem sempre os jogos mais novos conseguem oferecer a mesma sensação que os clássicos. Nos últimos meses testei vários FPS modernos, mas quase todos exigiam muito espaço no computador, atualizações constantes e uma curva de aprendizado enorme. Por isso decidi voltar ao Counter-Strike 1.6 para relembrar os velhos tempos.
Confesso que não esperava encontrar uma comunidade tão ativa. Logo nos primeiros dias consegui entrar em diversos servidores e jogar partidas equilibradas. O que mais gosto no CS 1.6 é que tudo parece mais simples e direto. Você entra no jogo, escolhe um servidor e já começa a jogar sem precisar passar por dezenas de menus ou configurações.
Outra vantagem é o desempenho. Meu computador não é dos mais recentes e, mesmo assim, o jogo roda de forma muito estável. Para quem procura uma versão funcional e fácil de instalar, encontrei uma opção interessante em https://counter-strike-download.net/pt-br/ e tive uma experiência positiva. O processo foi rápido e não encontrei problemas durante a instalação.
Uma coisa que me chamou atenção foi como os mapas clássicos continuam atuais. Dust2, Inferno e Nuke ainda proporcionam partidas muito competitivas e divertidas. Além disso, a mecânica do jogo recompensa bastante a precisão e a estratégia, algo que considero um dos motivos para o CS 1.6 continuar relevante até hoje.
Na minha opinião, quem gosta de jogos de tiro e nunca experimentou esse clássico deveria pelo menos testar uma vez. Já para quem jogava antigamente, a sensação de voltar aos servidores e reencontrar a jogabilidade original é algo que realmente vale a experiência.